Lar dos Meninos – pontapé inicial do Sistema Divina Providência
Em 1973, Jairo Azevedo, viu a necessidade de ampliar o seu trabalho dedicado as causas sociais. A instituição recebeu de doação um terreno de 25.000 metros no bairro Olhos D’agua em Belo Horizonte. Um espaço adequado para atender jovens em situação de vulnerabilidade social, e em 1973, iniciamos a caminhada pelo resgate da dignidade das pessoas, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento em suas vidas.

Jairo Azevedo fazendo o reconhecimento
do lote aonde seria construído o Lar dos Meninos
O professor da UFMG, Hélcio Sales Tito e seus alunos foram os responsáveis pelo projeto do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo. O local foi batizado assim, em homenagem ao grande apóstolo da caridade. Sem recursos financeiros para realizar a obra, recebemos ajuda de todos os lados: amigos, parentes, vizinhos e conhecidos. Foram realizadas também diversas atividades, como rifas para arrecadar dinheiro, entre outras.
O Lar dos Meninos ganhou, com apoio do Dr. Dante Lignani e de seus amigos empresários, recursos para mobiliar e equipar o prédio que foi inaugurado em 25 de abril de 1976, dois anos e dois meses, após o início das obras. Para manter o Lar, instituímos o Sistema de Padrinhos para a manutenção de um ou mais meninos. Iniciamos o atendimento de 120 jovens e atualmente podemos receber até 450.

Jairo Azevedo e uma criança sendo apadrinhada
A esperança para a inovação social, econômica e política, a capacidade de evoluir e construir uma sociedade melhor está em nossos jovens, e é dever de todo cidadão cuidar do futuro deles. Investir na profissionalização é de suma importância para o desenvolvimento e o alcance de uma vida melhor. O mercado está em constante mudança, exige qualificação e competência profissional. Os alunos da nossa instituição são estimulados a desenvolver habilidade e praticá-las.
No Lar dos Meninos, além das oficinas de decoração e ajustagem mecânica, os alunos contam com os seguintes cursos: gastronomia, garçom, informática, manutenção de micro, tornearia mecânica, eletricidade predial e cabeleireiro. Além das atividades esportivas, cultural e formação religiosa.

Lar dos Idosos São José – A terceira idade vivida com respeito e dignidade
O segundo passo dedicado as causas sociais do Sistema Divina Providência foi a fundação do Lar dos Idosos São José. A unidade foi criada em 1982, e é uma obra que atende, em caráter de moradia, idosos que se encontram em situação de risco social, tiveram seus direitos violados pela família ou não possuem família. Localizado no bairro Olhos d’agua, em Belo Horizonte, o Lar dos Idosos São José acolhe dezenas de idosos provenientes de famílias carentes. Na obra, eles recebem amor, carinho, respeito e atenção, promovendo um envelhecimento saudável, tranquilo e feliz.

A unidade é composta por uma excelente estrutura, equipe treinada e sempre preparada para atender às necessidades dos acolhidos, oferecendo-lhes conforto, atendimento médico especializado, enfermagem, apoio psicológico, fisioterapia, terapia ocupacional, alimentação com dieta balanceada feita por nutricionista e atividades interativas de lazer.
São realizados projetos como alfabetização e afeto selado. A alfabetização dos idosos propões aqueles que não tiveram acesso à educação escolar a oportunidade de aprendizado.
Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo
E
não parou por aí, um homem com perfil empreendedor e vontade de mudar o mundo e
inquieto, surgiu com uma nova ideia. Nasceu a Cidade dos Meninos.
Mais
um passo grande foi dado, Cidade dos Meninos, em terreno que o Jairo Azevedo
ganhou em Ribeirão das Neves. A Cidade dos Meninos foi lançada sua pedra
fundamental em 1993 e é a maior unidade do Sistema Divina Providência e caminha
para completar três décadas de dedicação às crianças e aos adolescentes, que
todos os dias comparecem a unidade para realizar diversas atividades. Com
capacidade de atendimento é de 3000 crianças e adolescentes.
Aos
beneficiados, a Cidade dos Meninos oferece gratuitamente a oportunidade de
frequentar escola de Ensino Fundamental e Médio, reforço escolar, cursos
profissionalizantes, cursos técnicos, esporte, lazer, cultura, ensino de
formação moral e humana, alimentação balanceada, e moradia para os que
necessitam. Ao longo de todo o dia, o tempo das crianças e dos jovens é ocupado
com diversas atividades, proporcionando uma grande oportunidade de sair para o
mundo pronto para o mercado de trabalho.

Como surgiu a obra?
Em 9 de junho de 1992, Sr. Jairo teve um sobressalto, com o seguinte pensamento: “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, é isto que vamos construir no terreno de Ribeirão das Neves. Por que não pensei nisso antes?”.
A ideia veio a partir do trabalho realizado com os adolescentes e jovens no Lar dos Meninos, porem o número atendido era muito pequeno, e todos os anos muitos deles eram devolvidos para as ruas.
Em 1983 adquirimos um terreno com a ajuda de cinco empresas. Inicialmente seria construído um conjunto habitacional para pessoas que viviam em vulnerabilidade social.
Mas por enfrentar muitas dificuldades burocráticas dos órgãos públicos, esse trabalho foi adiado para um período mais propício. Com o surgimento dessa nova ideia, todo o foco voltou-se para ela. Arquitetos urbanistas fizeram o projeto e projetaram edificações, empresas especializadas fizeram a terraplanagem e outras providências foram tomadas.
Em 6 de março de 1993, foi lançada a Pedra Fundamental com a celebração de uma Santa Missa.

Uma urna recebeu a ata da solenidade contendo a assinatura das autoridades presentes, com o Governador em exercício, o Prefeito e o Vice-Prefeito, diretores da Sociedade São Vicente de Paulo e outros convidados presentes.

As quatro primeiras casas tiveram suas construções iniciadas para que os visitantes pudessem ter uma noção do que seria a obra e que não era apenas um ato simbólico de lançamento.
O Consórcio da Solidaridade foi criado com o propósito de formar grupos de pessoas para financiar a construção de uma casa, com as contribuições divididas em parcelas mensais. Os recursos financeiros foram surgindo e as casas sendo construídas. O sucesso da iniciativa foi tão grande, que em cinco anos todas as casas foram erguidas e, após um ano, no dia 6 de março de 1994, as portas se abriram para os primeiros meninos.
Atualmente, a Cidade dos Meninos conta com uma estrutura física 1 espaço cultural e artístico, 1 escola com 40 salas de aula, 1 refeitório com mil metros quadrados, 1 cozinha, 1 auditório, 1 academia de judô, 1 núcleo da acolhimento e saúde com consultório médico e odontológico, salas para música, dança e teatro, sala para artesanato, 1 secretaria, 1 sala da superintendência, 1 Ginásio com capacidade para 5000 pessoas, 1 campo de futebol, 2 piscinas, 1 cantina, 1 biblioteca, 2 estacionamentos.
A instituição realiza uma série de eventos que envolve alunos, funcionários, pais e responsáveis além da comunidade local, sejam eventos esportivos, educacionais e lazer.

Centro Infantil – Necessidade por uma educação forte desde a fase infantil
Com uma percepção de uma necessidade muito grande de ensino infantil para atender a população em vulnerabilidade social na cidade Ribeirão das Neves, em 2010 foi inaugurado o Centro Infantil dentro das dependências da Cidade dos Meninos.
O objetivo da educação infantil é oferecer um desenvolvimento físico, psicológico e intelectual às crianças. O Centro Infantil é um ambiente especialmente criado para oferecer condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento integral da criança. Que permanecem na instituição, enquanto os pais saem para trabalhar.
O Centro Infantil tem como objetivo ampliar as oportunidades educacionais de cada criança, visando assim a formação de novas habilidades, ampliando seus conhecimentos e proporcionando um ambiente acolhedor e de qualidade. Com a inclusão deste projeto, buscamos uma ampliação do tempo através de práticas socioculturais, numa concepção de educação integral.

Centro de Formação Profissional – A profissionalização como meta para população
O Centro de Formação Profissional do Sistema Divina Providência é resultado da necessidade de disseminação do seguinte princípio: independência do indivíduo por meio da educação e do treinamento de suas melhores qualidades, buscando sempre a superação de suas maiores dificuldades.
Promovendo a formação de jovens e adultos em diversas áreas, como gastronomia, segurança, estética e informática, dentre outras. Os cursos têm como foco qualificar os alunos para uma atuação responsável, ética e competente no mercado de trabalho. O planejamento curricular observa a realidade do aluno, considerando as habilidades e competências individuais.
O primeiro Centro de Formação Profissional foi inaugurado em 2000, foi o CFP Helena Stain Pena, no bairro Felixlândia em Ribeirão das Neves; em 2002 inauguramos o CFP Santa Teresa; também no mesmo ano, inauguramos CFP Nita Chaves em 2002, todos em Belo Horizonte; em 2005 foi inaugurado CFP Madre dos Anjos no bairro Providência; no mesmo ano inauguramos o CFP Rafael Zica Geo no bairro Nova Contagem, em Contagem e CFP Dom João Rezende Costa, no bairro São Benedito na cidade de Santa Luzia. No ano seguinte, inauguramos no bairro Salgado Filho, o CFP São José, em Belo Horizonte. No ano de 2008, continuamos nosso processo de expansão dos Centro de Formação Profissional com a inauguração do CFP Santa Luzia e o CFP Irene Pinheiro em 2009. Em 2013, inauguramos o Centro de Formação Profissional, Cedipro.
Alguns dos nossos Centros de Formação Profissional
Os Centros de Formação Profissional foram criados para oferecer a capacitação em diversas áreas, exigidas pelo mercado de trabalho e estão localizadas nas diversas cidade da Região Metropolitana. A unidade Cedipro inaugurada no Centro de Belo Horizonte é estruturado para desenvolver as atividades nos três turnos, distribuídos nos quatro trimestres durante o ano, abre as portas para um novo recomeço, além de oportunizar a transformação das pessoas que buscam se qualificar.

Em 2005, o Sistema Divina Providência absorveu a administração do Centro Infantil Creche União. Fundado pela irmã Natividade Cordeiro, há mais de 30 anos, a instituição localizada no bairro Santa Maria em Belo Horizonte. São atendidas crianças de dois a cinco anos, de famílias em situação de vulnerabilidade social na região e no seu entorno, como bairro Morro das Pedras e Vila Leonina.

O Sistema Divina Providência e seus programas
A instituição com seu leque de atendimentos exibe os diversos atendimentos proporcionando oportunidades e dignidade as pessoas. Entre eles, cabe destacar, o Programa Jovem Aprendiz que é regulamentado através da Lei 10.097/00 e o decreto criado com intuito de ingressar no mercado de trabalho jovens que buscam seu primeiro emprego.
A Escola Técnica Divina Providência que está inserida dentro da Cidade dos Meninos já formou mais de 500 alunos nos cursos técnicos de informática, administração e beleza. Os profissionais da Escola Técnica elaboram o plano pedagógico a partir de anseios humanitários, compatíveis com o mercado de trabalho, preparando os alunos para uma formação competente, técnica e com aptidões próprias para a competividade e cidadania.
O Programa Alimentar e Promover atua mensalmente com as famílias, com visitas de agentes sociais, onde procura desenvolver trabalhos voltados na área de saúde, alimentação, psicossocial e de qualidade de vida. A busca pela qualificação profissional é um dos pilares para que a família possa ser protagonista da sua própria história.
A Central de Empregos que tem por objetivo disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais com qualificação técnica e comportamental. Atuamos como um agente facilitador, que busca inserir nossos alunos e ex-alunos.
A obra não pode parar
Completando 50 anos, agora estamos cientes cada vez mais do nosso papel enquanto instituição e os resultados que conseguimos proporcionar. Neste período foram quase um milhão de pessoas impactadas. Com este intuito, precisamos planejar os próximos passos e pensar no futuro. Nossa missão de continuar promovendo a dignidade humana é crucial e para isso precisamos dos nossos parceiros, para que nenhuma família que nos procure saia de mãos vazias.