Sistema Divina Providência e Doe Óleo unem reciclagem com solidariedade.
O Sistema Divina Providência e a Óleo Verde Coleta e Reciclagem firmaram uma parceria que une reciclagem e solidariedade. É o movimento Doe Óleo – uma campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado para reciclagem que converte parte da renda resultante da transformação de óleo usado em biodiesel em bônus para instituições sociais.
A empresa disponibilizou coletores especiais como ecopontos para a entrega voluntária de garrafas PET com óleo de cozinha usado. Cada litro arrecadado nos ecopontos do Sistema Divina Providência renderá um bônus de até R$ 2 reais para manter as ações da instituição.
É muito fácil participar! Após usar o óleo, deixe-o esfriar na panela. Com um funil, coloque o óleo usado em uma garrafa plástica e tampe bem. Depois, basta levar a garrafa até um ecoponto Sistema Divina Providência. O óleo será processado e transformado em matéria-prima para a produção de sabão biodegradável e biocombustíveis.
Com essa simples atitude, ajudamos a conscientizar as pessoas sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado, preservando o meio ambiente da contaminação provocada pelo descarte inadequado, e ainda incentivamos a economia circular, a produção de energia limpa e, principalmente, fomentamos a solidariedade através da doação do resíduo e a geração de renda através da reciclagem.
Faça um mundo mais sustentável você também! Confira os locais de entrega de óleo de cozinha usado no Sistema Divina Providência:
CIDADE DOS MENINOS
Rua Ari Teixeira da Costa, 1500 • Santa Paula • Ribeirão das Neves/MG
CEDIPRO
Rua Caetés, 741 • Centro • Belo Horizonte/MG
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NITA CHAVES
Rua Volts, 06 • 1º de Maio • Belo Horizonte/MG
Por que não se deve jogar óleo de cozinha usado fora?
Óleo de cozinha usado não é lixo! O óleo é reciclável e pode se transformar em matéria-prima para a produção de sabão biodegradável, biocombustíveis, massa de vidro, tintas e outros produtos.
Além disso, 1 litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água limpa. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
E tem mais: quando descartado na rede de saneamento, o óleo de cozinha pode causar entupimentos nas tubulações e ainda encarecer em até 25% os custos de tratamento de água e esgoto!
Faça a sua parte! Não jogue óleo de cozinha usado fora! Separe para reciclagem e faça um mundo mais sustentável e solidário com a gente!





