fbpx
28 de junho | Notícias

Programa Jovem Aprendiz lança curso de Segurança Eletrônica

Por Anna Olivia Andrade Miranda

O Programa Jovem Aprendiz do Sistema Divina Providência, passa a ofertar a partir desse ano, o Curso de Aprendizagem Profissional em Segurança Eletrônica. O lançamento do curso, visa atender e acompanhar o considerável crescimento do segmento, que alcançou 13% no ano de 2020, segundo a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). 

O curso está devidamente registrado e autorizado pelo Ministério da Economia/SRTE/MG – Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, e tem duração de 23 meses, abrangendo uma carga horária de 1836 horas, divididas concomitantemente entre teoria e prática.    

Dentre os diversos conteúdos específicos que serão abordados ao longo dos 23 meses, estão:  

  • Noções básicas de legislação aplicadas à segurança privada
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • CFTV (Circuito Fechado de Televisão)
  • Sistema de Alarmes

No decorrer do programa, pretende-se que o jovem consiga contribuir para a otimização do trabalho de segurança eletrônica, desempenhando as seguintes atividades: atendimento a clientes, comunicação com os operadores (vigilantes, porteiros, etc), acompanhamento de ordens de serviço e roteiros pré-estabelecidos, realização de pequenas manutenções em equipamentos internos, monitoramento de imagens geradas pelo circuito de segurança, identificação de alarmes acionados, entre outras pertinentes à função.

Aliada à formação técnica, a equipe do Programa Jovem Aprendiz também trabalha as competências comportamentais do jovem, como a capacidade de trabalhar em equipe, o relacionamento interpessoal, a pontualidade, a pró atividade, etc.

De acordo com o instrutor Anderson Santos Custódio, graduado em Gestão de Segurança Privada. “As atividades da segurança privada estão sempre em expansão e a utilização de novas tecnologias aumentam a eficiência e diminuem os custos, por esse motivo, a segurança eletrônica tem sido tão utilizada nos dias de hoje, diz. 

Anderson, que tem 27 anos de experiência na área de segurança, afirma que as empresas do ramo necessitam de um profissional treinado para a utilização eficiente desses equipamentos e, atualmente, existem poucos cursos para formação de profissionais na área, tornando o nosso curso bastante interessante para as empresas. “Como é uma área que cresce muito, há a possibilidade de progressão profissional, tornando o curso o ponta pé inicial para um futuro brilhante”, garante.

O Programa Jovem Aprendiz está sempre atento às tendências e necessidades de diferentes segmentos econômicos, visando garantir maiores e melhores chances de empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente após a finalização dos 23 meses do programa

Outras notícias

22/10/2021 A Cidade dos Meninos recebeu nesta semana doações... Leia mais
15/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais
08/10/2021 “O início do sonho foi em 2009 quando... Leia mais
01/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais