O Centro de Formação Profissional Montes Claros, unidade integrante do Sistema Divina Providência, situado em Montes Claros, Minas Gerais, da visibilidade publica da oferta do Programa Bom aluno (PBA).
O PBA é um instrumento de transformação social que seleciona e incentiva o desenvolvimento de alunos de baixa renda, oriundos de escolas públicas que demonstram talento, bom rendimento escolar e comprometimento com a vida acadêmica, proporcionando a oportunidade de uma formação acadêmica de excelência, a partir do 6º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino superior.
O CFP Montes Claros, é uma das unidades da Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina, entidade integrante do Sistema Divina Providência que é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que completou em 2023, 50 anos de existência. O Sistema Divina Providência realiza um trabalho focado na inclusão social, resgate da dignidade humana e valorização do ser humano por meio de 24 obras assistenciais que atendem mais de 10 mil pessoas anualmente.
Em Montes Claros, a Associação funciona em sede própria desde 2012 e atende pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. Além disso, viabiliza ações que preconizam o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) defende. A saber, o artigo 53 afirma que “[a] criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho […], resguardando assim, todos os seus direitos (BRASIL, 1990).
Nesse sentido, o Programa Bom Aluno Divina Providência contribui de forma efetiva para a formação de agentes de transformação social, por meio de apoio educacional de qualidade, em que se preza os valores éticos e morais, e principais objetivos são o bom desempenho acadêmico, pessoal e profissional.
Os discentes têm a oportunidade de ingressar no PBA a partir do 7º ano do ensino fundamental e serem acompanhados até a conclusão do Ensino Superior. Uma vez selecionados e admitidos, os discentes e seus responsáveis participam de atividades de integração, que visam inseri-los em um novo contexto social, proporcionando a convivência com diferentes grupos, além de receber informações sobre normas e procedimentos que regem o programa. Para que haja uma relação promissora entre o PBA e a família do discente, há também encontros regulares com os pais, que têm como finalidade discutir comportamentos, alinhar expectativas e entender quais os próximos passos a serem dados para que o aluno consiga se desenvolver ativamente.
Os alunos assistidos pelo programa são beneficiados com cursos preparatórios de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, curso de Inglês (ministrado por escola de idiomas parceira), Desenvolvimento Pessoal e Hábitos de Estudos. Ademais, o PBA oferece acompanhamento pedagógico e psicológico, orientação sobre projeto de vida e carreira, projetos de enriquecimento (empreendedorismo, voluntariado, mentoria e iniciação científica). Além de todo esse suporte, os discentes têm a possibilidade de se tornarem bolsistas em colégios da rede privada, que mantém uma parceira profícua com Programa Bom Aluno. Após o aluno ingressar na rede particular de ensino, o PBA continua a fornecer uniformes escolares, materiais didáticos, vale-transporte para deslocamento, quando em atividades presenciais.
Referências
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul.1990.