fbpx
22 de setembro | Não categorizado

Instituição e Polícia Militar fazem blitz educativa sobre o setembro amarelo

     A Cidade dos Meninos e a base comunitária da Polícia Militar do centro de Ribeirão das Neves realizaram na sexta-feira (18) uma blitz de conscientização do Setembro Amarelo, dentro das ações de comemorações de dois anos da presença da base na região central. A ação teve como intuito orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir o suicídio, através de distribuição de material educativo e a presença de nossos setores: Núcleo de acolhimento e saúde e Casa da Juventude que realizou atendimento psicológico as pessoas que demonstrasse interesse.

Segundo o Tenente Paulo Souza, Comandante do Policiamento da área Central de Ribeirão das Neves, “a ação tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de se atentar para os cuidados com a saúde mental”, ressaltou. “Tratando-se do suicídio, percebe-se que, na maioria dos casos, a pessoa que o comete não demonstra sinais evidentes ou motivos que possam levá-la a tal ato. Para a Polícia Militar de Minas Gerais, engajar-se em tão nobre campanha é  fundamental para a promoção da segurança pública no estado e uma maneira de cumprir nosso papel de servir e proteger a sociedade mineira”, reitera.

O setembro amarelo é um período de conscientização sobre a prevenção do suicídio, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 800 mil pessoas morrem por suícidio todos os anos.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. Trata-se de um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo.

Caso conheça alguém que precise de ajuda, ligue para o número do Centro de Valorização da Vida: 188. Conversar pode curar dores emocionais.

Outras notícias

22/10/2021 A Cidade dos Meninos recebeu nesta semana doações... Leia mais
15/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais
08/10/2021 “O início do sonho foi em 2009 quando... Leia mais
01/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais