fbpx
28 de abril | Cidade dos MeninosSistema Divina Providência

Guilherme Teixeira e o gratificante trabalho de multiplicar solidariedade

Apoio social da Barbosa Mello alcança mais de 13 mil cidadãos, entre eles os assistidos pelo Sistema Divina Providência

Por Izamara Arcanjo

Guilherme Teixeira

Uma visita feita há 20 anos ao Sistema Divina Providência na companhia do Sr. Jairo Azevedo foi o começo da parceria entre a Instituição e Diretor-Presidente da Construtora Barbosa Melo, Guilherme Teixeira. “Soube do projeto da Cidade dos Meninos pela indicação de um amigo, o empresário Walduck Wanderley, fundador da Cowan. A empresa liderada por ele havia realizado a terraplenagem para a construção da Cidade. Fiquei impressionado e encantado pelo projeto. Já naquela época, uma proposta ousada de transformação social, de grande abrangência. Além de um planejamento bem estruturado para as atividades, também saltavam aos olhos a capacidade de atendimento, a metodologia de trabalho implantada e a escolha de promover a formação do público jovem. Tudo isso me marcou muito e foram aspectos decisivos para que me tornasse um apoiador”, relata Guilherme. 

Desde 1984, o empresário atua na Construtora Barbosa Melo. Em 1989, assumiu a presidência onde é responsável pela gestão estratégica dos negócios e principalmente das pessoas e onde tem uma atuação próxima aos líderes, participando das articulações para geração de novos negócios e consolidação de parcerias empresariais. 

“Tenho grande admiração pelo trabalho profissionalizante realizado pelo Sistema. Nos mais de 20 anos em que sou parceiro da instituição, pude acompanhar o crescimento da Divina Providência e a incansável luta do Sr. Jairo. Ele é, sem dúvida, um dos fatores de sucesso da instituição. Sua credibilidade junto ao empresariado é determinante para mobilização de inúmeros parceiros e apoiadores. Saber que ele está à frente da Divina Providência fortalece nossa confiança no bom trabalho e no compromisso da instituição com a transformação social. E isso é possível porque ele é um grande empresário, capaz de abdicar de tudo para se dedicar ao cuidado com o próximo”, avalia o empresário Guilherme Teixeira.

 

Voluntariado: ainda começando no Brasil 

 

Teixeira acredita que o voluntariado ainda é muito incipiente no Brasil e que precisa ser impulsionado, uma vez que as empresas são importantes agentes de transformação, especialmente por sua capacidade para engajar grandes números de colaboradores em prol de causas sociais. “O país avançou nessa área em função da pandemia e do sentimento de solidariedade que mobilizou fortemente a população brasileira em 2020. Mas percebo que esse movimento arrefeceu neste ano, justamente quando vivemos um impacto ainda maior da Covid-19 e a situação do sistema de saúde nacional se tornou crítica. É importante que possamos voltar a esse patamar de apoio e cuidado com as pessoas em condições mais vulneráveis e manter esse trabalho solidário neste momento e mesmo após a pandemia, avalia Guilherme. 

Teixeira ainda reforça o  no papel do empresariado para contribuir com a transformação social, independente de políticas públicas e ações governamentais. Essa autonomia e proatividade são determinantes para ajude a construir um legado perene. “Como parte de uma comunidade, somos todos responsáveis pelo bem-estar social. É fundamental que o empresariado tenha consciência de sua responsabilidade junto à comunidade em geral e que se perceba como um agente de desenvolvimento social independente das práticas governamentais. Isoladamente, o Estado não tem capacidade para solucionar todas os problemas e questões sociais. Nosso papel vai além da responsabilidade com o pagamento de impostos e o cumprimento das diretrizes legais”

 

Construir o bem para mundo

 

A responsabilidade social é uma prática que  acompanha a Barbosa Melo desde as origens do negócio, especialmente porque a atividade (construção pesada)  leva a empresa a diferentes localidades com realidades muito diversas, em que há grande necessidade de apoio. O propósito da Barbosa Melo, segundo Guilherme é Construir o Bem para o Mundo. “O momento que vivemos reforça, ainda mais, a necessidade de articulação e participação do empresariado em iniciativas que ajudem a minimizar os impactos da pandemia, como a fome e a miséria. Nesse sentido, ampliamos nossa parceria com o Sistema Divina Providência, por meio do Programa Vida Sem Fome, estruturado não apenas para a ajuda emergencial (viabilizando o acesso ao alimento), mas também auxiliando as famílias apadrinhadas para que possam se tornar independentes do programa, a partir do acesso ao emprego e renda,” finaliza. 

 

Doações 

 

Durante o ano passado, mais de 2 milhões e 600 mil cidadãos foram beneficiados com o apoio da Construtora Barbosa Melo a projetos de acolhimento de crianças em situação  de vulnerabilidade social, qualificação e profissionalização de adolescentes, apoio a pessoas carentes em tratamento médico e empreendedorismo feminino.

As contribuições a instituições do terceiro setor, reconhecidas por promover de forma ética e sustentável trabalhos de transformação socioambiental, foram orientadas por procedimento que define as diretrizes de Sustentabilidade e Compliance da empresa. “Doações e patrocínios são feitos via recursos próprios e incentivados, sendo esses últimos vinculados aos resultados financeiros de cada ano. Para o futuro pretendemos construir uma agenda estratégica de sustentabilidade, o que nos permitirá direcionar o planejamento, os recursos e consolidar um modelo de gestão, revela Guilherme.

Sede da Construtora Barbosa Melo, em Belo Horizonte

Sede da Construtora Barbosa Melo, em Belo Horizonte

Sede da Construtora Barbosa Melo, em Belo Horizonte

Outras notícias

22/10/2021 A Cidade dos Meninos recebeu nesta semana doações... Leia mais
15/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais
08/10/2021 “O início do sonho foi em 2009 quando... Leia mais
01/10/2021 Conforme autorizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves,... Leia mais