O presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza começou contribuindo de forma individual, depois corporativa e por fim, trouxe novos apoiadores para o projeto
Eugênio Mattar é presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza, empresa que desde o ano passado fundou o Instituto Localiza com o intuito de fortalecer os valores institucionais da locadora de veículos por meio do Terceiro Setor. Antes disso, porém, há mais de dez anos, a rent a car passou a apoiar com o Sistema Divina Providência. “Iniciei com doações próprias e depois comecei a envolver minha família, a Localiza e amigos, em um crescente contínuo. Conheci o Sistema Divina Providência a partir de notícias sobre o impacto do trabalho do Sr. Jairo Azevedo, da dedicação de seu tempo à causa e dos resultados que conquista. Ele tem um propósito genuíno de ajudar as pessoas, dedicar sua vida a um projeto que ele acredita, investindo inclusive recursos próprios para beneficiar a comunidade. A qualidade da obra que ele realiza forma uma reputação e concede credibilidade ao seu trabalho”, afirma.
Segundo dados do relatório de atividades do Instituto Localiza referente ao ano de 2021, 45 projetos foram apoiados pela locadora e mais de R$3 milhões foram distribuídos em investimentos diretos da empresa, do instituto e por leis de incentivo. Os repasses priorizam os segmentos de educação, empreendedorismo e também projetos assistenciais e institucionais. Um dos beneficiados é o Sistema Divina Providência. De acordo com o presidente executivo, a aposta no Terceiro Setor como ferramenta de desenvolvimento social foi demonstrada na pandemia e motivou a fundação do Instituto Localiza.

Reprodução/ Relatório de Atividades 2021 – Instituto Localiza
“Acredito que o 3º setor tem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais ativa e participativa, com foco no interesse de todos e pensando nas melhores oportunidades para as comunidades. Com muito conhecimento das demandas socioambientais mais emergentes, consegue com agilidade pensar em soluções para os desafios, trazendo resultados positivos. Durante a pandemia, por exemplo, foram as organizações sociais as primeiras a se mobilizarem para o atendimento das comunidades em vulnerabilidade por todo o país, demonstrando seu conhecimento, articulação e agilidade. Em 2021 a Localiza deu início às atividades do Instituto Localiza, que também atua no apoio a projetos de organizações sociais que tenham sinergia de propósitos”, diz.
Eugênio destaca a visita feita à Cidade dos Meninos, ocasião em que atestou a dimensão do projeto e seu esforço em promover mais equidade de oportunidades para pessoas em vulnerabilidade. “Pude ver de perto a intensidade com que o Jairo mergulha em seu propósito de criar oportunidades para as pessoas. Sua energia, desejo, disciplina e o tempo que ele dedica deixa claro o legado que ele quer deixar. O seu propósito de vida, de servir o outro, me inspira e é algo muito raro nos dias de hoje. Conseguir beneficiar tantas pessoas com poucos recursos é admirável. Jairo e seu time oferecem formação educacional e profissional de forma espetacular para milhares de pessoas que não teriam oportunidade se não fosse pela Divina Providência. A organização contribui para a transformação da vida de muita gente e tem um impacto positivo incrível nas comunidades, formando cidadãos dignos e diminuindo a desigualdade na nossa região”, conclui.
