O Sistema Divina Providência ficou entre as 100 melhores ONG’s do país em 2017, em prêmio organizado pelo Instituto DOAR e a Revista Época. Ao todo, 1.560 organizações se inscreveram. Dessas, 527 tiveram as inscrições validadas e 150 foram pré-selecionadas por um comitê executivo com base no desempenho apresentado. Composta por representantes de ÉPOCA, do Instituto Doar e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, a comissão julgadora avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, e comunicação e prestação de contas. Confira a listagem completa das instituições no site da Revista Época
O fundador do Sistema Divina Providência, Sr. Jairo Siqueira de Azevedo, recebeu no dia 21 de abril de 2023 a Grande Medalha da Inconfidência. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), em Ouro Preto.
Sr. Jairo Azevedo é fundador do Sistema Divina Providência que completou este ano de 2023, 50 anos de trabalho prestados a comunidade, atendendo durante todos esses anos milhares de pessoas, promovendo a dignidade humana e oferecendo uma nova oportunidade a elas. Sr. Jairo recebeu a homenagem do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.
A instituição que pertence ao Sistema Divina Providência recebeu no dia 09 de março (quinta-feira) o prêmio de destaque do ano de 2022 como destaque social, oferecido pela TV do Povo. A Cidade dos Meninos tem 30 anos de atuação em Ribeirão das Neves, promovendo educação em tempo integral para jovens e adolescentes.
O sistema Divina Providência foi premiado em 2018 pelo Programa Fraterno, um projeto da 4Network que visa incentivar a solidariedade e promover relações de cidadania e consciência social na comunidade participante.
Para participar, a instituição participou das atividades técnicas dos eventos, entrevistas e pesquisas, acumulando pontos que foram somados aos de todos os participantes do programa.
Os alunos Maria Eduarda da Silva (Bronze) e João Victor de Aguiar (Ouro), do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Dr. Reynaldo Martins Marques, conquistaram duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Os alunos foram incentivados pela Poliana Nunes, professora de ciências.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Os alunos Kelvin Samuel Gomes Vieira (direita) e André Soares da Silva (esquerda) conquistaram a medalha de bronze no nivel 3 na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Kelvin conquistou a terceira medalha na olimpíada, em 2014 ele ficou com o ouro e 2015 conquistou a medalha de prata. Após passar 2016 sem ser medalhista voltou a conquistar nesse ano.
Alunos e professores da Cidade dos Meninos conquistaram o primeiro lugar geral na categoria B, anos finais do Ensino Fundamental, da 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) com o trabalho “Gamificando o aprendizado em ferramentas digitais”. Com os títulos a instituição ganhou duas credenciais para participação na Expo Jovem 2023 que será realizada na Costa Rica, e as Olimpíadas de Matemática que será realizada na França em 2023.
A 10ª Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2022 é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica e conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O trabalho envolveu os profissionais da instituição Geysiane Aparecida Gonzaga da Silva, Pedagoga e Coordenadora de Cursos Profissionalizantes; Cristiane Alves De Oliveira, Pedagoga e Instrutora de Gamificação; Paulo Henrique Da Costa Pereira, produtor multimídia, e Instrutor de Gamificação. E teve como alunos, Gabriela Nogueira Nakazato, Ana Clara Alves Vieira, Ágatha Emanuelly Costa Ferreira, Júlia Coelho Ferreira.
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes a vivência e o aprendizado da metodologia gamificação, juntamente com a inserção das ferramentas digitais, games e jogos educacionais aplicados para a melhoria dos estudos em português e matemática. A gamificação é uma metodologia ativa que promove a interação, facilitando o engajamento, socialização e motivação, tornando os alunos mais abertos à aprendizagem.
Considero o Sistema Divina Providência uma das maiores e mais sólidas entidades filantrópicas do país. O bem social exercido pelo Sistema é louvável, de todo respeito e consideração por todos nós mineiros. É um privilégio ter uma entidade desta em nosso estado.
Ajudo a Instituição por um conjunto de razões: pelo bem social que esta entidade faz à sociedade, pela seriedade da entidade, pelas pessoas que estão à frente da instituição, pelo respeito com os valores recebidos em doação, pelo tanto de emprego que ela dá, entre outras razões. Por isso, sempre faço uma propaganda do Sistema Divina Providência junto aos meus amigos que podem ajudar e sempre que posso tento passar para as pessoas a importância desta entidade para a nossa sociedade.”
Iniciei com doações próprias e depois comecei a envolver minha família, a Localiza e amigos, em um crescente contínuo. Conheci o Sistema Divina Providência a partir de notícias sobre o impacto do trabalho do Sr. Jairo Azevedo, da dedicação de seu tempo à causa e dos resultados que conquista. Ele tem um propósito genuíno de ajudar as pessoas, dedicar sua vida a um projeto que ele acredita, investindo inclusive recursos próprios para beneficiar a comunidade. A qualidade da obra que ele realiza forma uma reputação e concede credibilidade ao seu trabalho
Eugênio Mattar Presidente Executivo do Conselho de Administração da Localiza“Nós apoiamos o projeto desde o início, reconhecemos o valor e por isso participamos, contribuímos e divulgamos. Entendemos que esse trabalho é de uma benevolência social fantástica e possui abrangência gigantesca. Como empresários, a nossa responsabilidade para com o terceiro setor é maior do que o normal”
Eduardo Pretti Co-presidente do conselho do Grupo Ápia''Sr. Jairo é um ser humano ímpar, um visionário, extremamente corajoso e competente, que possui um desejo genuíno de transformar a vida das pessoas mais carentes, através do cuidado, educação e formação profissional. Ele tem esse propósito como uma missão de vida, e de certa forma, divina. Sua competência e determinação na gestão dos recursos, é materializada nas ações que podemos apreciar diariamente, no crescimento das estruturas e no aumento do número de pessoas beneficiadas pelo Sistema Divina Providência''
Daniela Medioli Vice-diretora do Grupo SADA