fbpx
6 de abril | Cidade dos MeninosSistema Divina Providência

Copasa faz ação de reconstituição de flora na Cidade dos Meninos

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) está realizando na Cidade dos Meninos uma ação de reconstituição de flora na região da fazenda da instituição.  A ação visa ampliação ao atendimento ao saneamento básico na cidade de Ribeirão das Neves e região, que a empresa deseja implantar uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

O Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – PTRF tem como intuito: promover a recomposição da flora, considerando-se as características bióticas e abióticas da área, em especial as características florísticas e a fisionomia regional, propor uma área de compensação para a regularização das intervenções pela supressão de indivíduos ameaçados ou protegidos por lei, propor uma área para compensação pela intervenção em área de preservação permanente, fomentar ambientes adequados ao desenvolvimento da flora, contribuindo para o enriquecimento da fauna local.

As melhorias do sistema de tratamento de esgoto sanitário para o município de Ribeirão das Neves pela implantação da ETE Santinho são de fundamental importância para a continuidade do avanço ao pleno saneamento básico necessário à população. 

Entre os pontos positivos com essa ação da Copasa, podemos destacar: a melhoria das condições sanitárias locais; a preservação dos recursos naturais; a eliminação dos focos de poluição e contaminação, assim como dos aspectos estéticos e odores desagradáveis.

O PTRF abrange as medidas compensatórias para implantação do empreendimento em função das intervenções ambientais. Para definição das áreas a serem utilizadas na compensação, seguiram-se algumas premissas, sendo elas: função ecológica, corredor de fauna, destinação conforme planta da propriedade, e condições de cobertura vegetal.

A recuperação da área promove o benefício de contribuir para o aporte de água pluvial no sistema e melhoria deste. Ratifica-se que diante de um cenário de degradação de áreas que prestam importantes serviços ambientais e da necessidade de melhoria da qualidade ambiental, associada à obrigatoriedade legal é que foi definida a área alvo deste PTRF. O reflorestamento (plantio) irá promover o enriquecimento da área por meio de espécies nativas para o enriquecimento da flora.

 

Outras notícias

06/04/2022 A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)... Leia mais
04/04/2022 3 ouros, 6 pratas e 2 bronzes! Este... Leia mais
28/03/2022 Daniela Teixeira se destacou nas categorias de base... Leia mais
08/02/2022 Os dados do ano de 2019, disponibilizados pelo... Leia mais