Alunos e professores da Cidade dos Meninos conquistaram nesta quinta-feira (27) o primeiro lugar geral na categoria B, anos finais do Ensino Fundamental, da 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) com o trabalho “Gamificando o aprendizado em ferramentas digitais”. Com os títulos a instituição ganhou duas credenciais para participação na Expo Jovem 2023 que será realizada na Costa Rica, e as Olimpíadas de Matemática que será realizada na França em 2023.
A 10ª Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2022 é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica e conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O trabalho envolveu os profissionais da instituição Geysiane Aparecida Gonzaga da Silva, Pedagoga e Coordenadora de Cursos Profissionalizantes; Cristiane Alves De Oliveira, Pedagoga e Instrutora de Gamificação; Paulo Henrique Da Costa Pereira, produtor multimídia, e Instrutor de Gamificação. E teve como alunos, Gabriela Nogueira Nagakasato, Ana Clara Alves Vieira, Ágatha Emanuelly Costa Ferreira, Júlia Coelho Ferreira.
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes a vivência e o aprendizado da metodologia gamificação, juntamente com a inserção das ferramentas digitais, games e jogos educacionais aplicados para a melhoria dos estudos em português e matemática. A gamificação é uma metodologia ativa que promove a interação, facilitando o engajamento, socialização e motivação, tornando os alunos mais abertos à aprendizagem.