O Centro Infantil encerrou essa semana o projeto “Mundo Encantado”, com a história da “Menina bonita do laço de fita”. O projeto ‘Centro Infantil no Mundo Encantado’ tem como um dos seus objetivos proporcionar a interação entre a instituição e a família. No entanto a família deve incentivar a leitura desde cedo, pois, o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus filhos é a apropriação do conhecimento, e a leitura é a principal ferramenta desse saber.
A literatura infantil é de suma importância para o incentivo e desenvolvimento na formação e na prática da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Também é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
O projeto oferece as crianças um espaço extrovertido, acolhedor e imaginativo que chame a atenção do imaginário das crianças para o momento da leitura e a contação de história. O projeto também desenvolveu atividades que possibilitem momentos de interação entre as crianças para estimular a oralidade, a criatividade, a imaginação, percepção visual e auditiva, que elas possam desenvolver a capacidade de contar e recontar histórias, e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita. E neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade de ela tornar-se um adulto leitor.
O livro do projeto é ‘Menina bonita do laço de fita’ que conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.













Anterior
Próximo