Aconteceu na Cidade dos Meninos o lançamento do programa “Acelera Neves”. Estiveram presentes Dolores Bertila, superintendente geral do Sistema Divina Providência; o Sr. Edson Nunes de Oliveira, superintendente da Cidade dos Meninos, Luís Fernando Memória Porto, sócio da Localiza e integrante do conselho do Sistema Divina Providência; Felipe Queiroga, Analista de gestão de unidades tecnológicas – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDE); Karina Romano, Analista de Comunicação e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de MG (SEDE) e fundadora da Smart Neves; Michael Soares, Analista de Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de MG (SEDE) e sócio fundador da Smart Neves; Felipe dos Santos, sócio da Justweb; Saulo Furletti, Docente / Campus Ribeirão das Neves Professor Ensino Basico Tecnologico; Erik Lucas, secretário municipal de Ribeirão das Neves; Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de tecnologia e informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de MG (SEDE) e Diogo Fernandes, Diretor de Simplificação do Ambiente de Negócios da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG (SEDE).
O programa tem duração de 12 semanas e conta com a participação de 18 jovens. O objetivo é prepará-los para o mundo empreendedor e tecnológico, através de uma inserção no empreendedorismo inovativo.
Felipe Queiroga conta que o Acelera Neves é um desafio: “Esses jovens nasceram na tecnologia, porém muitas vezes não têm o acesso adequado e as ferramentas necessárias para desenvolver uma ideia ou um produto. Nós queremos provocá-los para que eles possam se apoderar do conhecimento e saber sobre o mercado do empreendedorismo inovativo e tecnológico, e que em um futuro possam replicar esse conhecimento ou transformá-los em oportunidades”.
Luís Fernando Memória Porto, conta que iniciativas como o Acelera Neves são transformacionais, tanto para os que participam, como para os que não participam, pois eles podem começar a sonhar com um futuro melhor: “A Cidade dos Meninos está sempre atenta às mudanças e abre as portas em conjunto com o governo para a inclusão, contribuindo para que esses jovens tenham a oportunidade de realizar seus projetos e multiplicar seu conhecimento dentro do município de Ribeirão da Neves, que será o maior beneficiário”.
Ao final do programa 3 projetos serão contemplados com prêmios financeiros. Para os participantes que atualmente estão cursando o 3º ano do Ensino Médio na Cidade dos Meninos, essa é uma oportunidade de aprender como transformar suas ideias em projetos promissores e lucrativos, pois além do interesse pelo tema da inovação e tecnologia, eles têm exemplos inspiradores na família do empreendedorismo tradicional.
Felipe dos Santos, sócio da Justweb, empresa de distribuição de internet e uma das 10 melhores qualificadas do país foi aluno da Cidade dos Meninos e vê o Acelera Neves como uma oportunidade para os jovens aprenderem a empreender e conta que a JustWeb começou em Ribeirão das Neves e hoje está situada em um dos principais corredores da cidade de Belo Horizonte.
“Criar oportunidades de crescimento dentro do município e melhorar a vida dos moradores é nossa missão. Preparar o terreno para que essa geração empreenda e inove tecnologicamente traz inúmeros benefícios para o município e nós estamos alinhados com esse pensamento de crescimento e valorização. Não queremos que Neves seja apenas uma cidade dormitório, mas que a população consiga trabalhar e produzir dentro do município, pois isso traz uma melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”, conta Erik Lucas. Na oportunidade o secretário colocou à disposição do projeto, a sala de tecnologia de Ribeirão das Neves para as próximas edições do programa.
Para Dolores Bertila, celebrar essa parceria mostra a importância da atualização tecnológica e inovadora que vem acontecendo no mundo: “Esse programa é de grande importância para o município, pois ele é multiplicador. Os jovens participantes terão a oportunidade de aprender como transformar suas ideias em negócios e futuramente, contribuir para a geração de empregos e novos empreendedores que trarão melhoria socioeconômica da região”.
#SDP #SDPCM #AceleraNeves #EventoAceleraNeves #Inovação #Empreendedorismo #RibeirãodasNeves #TransformaçãoLocal