fbpx

A instituição

Home » A instituição

A instituição

O Sistema Divina Providência é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos composta por 24 obras, programas e serviços sociais que atende crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no estado de Minas Gerais.

Nossa principal frente de trabalho é promover a inclusão social, a capacitação profissional e o resgate da cidadania de nossos assistidos, por meio de educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa.

Nossa equipe trabalha movida pela fé e amor ao próximo buscando ajudar as pessoas a ter uma vida com mais oportunidades e dignidade.

Missão

Promover o resgate da dignidade humana.

Valores

Fé, solidariedade, respeito, amor, dedicação, responsabilidade, transparência e perseverança.

Visão

Ser referência nacional na gestão de entidades de prestação de serviços que promovam o Resgate da Dignidade Humana.

Objetivos

  • Garantir os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, proporcionando, aos jovens e crianças atendidos, educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa
  • Garantir aos idosos atendidos os direitos previstos no Estatuto do Idoso.
  • Promover melhorias na perspectiva de vida de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio da capacitação profissional e da geração de fontes de renda.

História

Há mais de 46 anos, o Sistema Divina Providência realiza um trabalho focado na inclusão social, capacitação profissional e valorização do ser humano por meio de 24 obras assistenciais que atendem a mais de 10 mil pessoas anualmente.
As obras tiveram início em 1976, com a construção do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo. Desde então, importantes trabalhos sociais foram criados, como o Lar dos Idosos São José, em 30 de maio de 1982, e a maior delas, a Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em 1993.

O Sistema Divina Providência é composto por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural.
São elas:
• Associação de Promoção Humana Divina Providência
• Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina
• Associação Cultural Divina Providência – fundada para desenvolver projetos culturais
• Associação de Crédito ao Microempreendedor Divina Providência – uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP

Conheça

Depoimentos

Considero o Sistema Divina Providência uma das maiores e mais sólidas entidades
filantrópicas do país. O bem social exercido pelo Sistema é louvável, de todo respeito e
consideração por todos nós mineiros. É um privilégio ter uma entidade desta em nosso
estado.
Ajudo a Instituição por um conjunto de razões: pelo bem social que esta entidade faz à
sociedade, pela seriedade da entidade, pelas pessoas que estão à frente da instituição,
pelo respeito com os valores recebidos em doação, pelo tanto de emprego que ela
dá, entre outras razões. Por isso, sempre faço uma propaganda do Sistema Divina
Providência junto aos meus amigos que podem ajudar e sempre que posso tento passar
para as pessoas a importância desta entidade para a nossa sociedade.”

Sergio Coelho

O Sistema Divina Providência é uma instituição filantrópica com uma característica
que a faz diferente de todas. A Divina Providência ajuda aos necessitados promovendo
a dignidade e os encaminhando para a vida. Esta forma de ajudar traz esperança e
oportunidade de desenvolvimento pessoal. Sinto-me orgulhoso em participar de uma
obra tão grandiosa e com proposito tão nobre.
Nosso presidente, também nossa inspiração, Jairo Azevedo, é para todos um exemplo
de retidão e bondade. Sua incansável luta transformou não só esta instituição, mas
também nossos corações e nossas mentes, mostrando-nos que o difícil e o impossível
também podem se realizar.
A todos digo que é preciso desenvolver o espirito solidário entre nós, amigos,
familiares e, principalmente, no nosso Brasil.

Dr. Marcelo Salim

“O sistema da Divina providência abrange um programa extremamente profissional e competente na busca da transformação educacional dos jovens que ali estão ingressados nas suas atividades específicas, acreditamos que a transformação de um futuro só se torna possível a partir do momento em que temos a iniciação bem preparada, sendo assim, apoiamos projetos como da Divina providência, que ainda temos o privilégio por ser administrado por uma pessoa de tamanha envergadura e responsabilidade que é o sr. Jairo Azevedo, e sabemos que criando um presente rico em informações, com certeza colheremos no futuro um jovem adulto auto produtivo , pois afinal só tem um jeito de colhermos: “plantando, “ e a educação é o único caminho desta transformação.”

Wallace Soares

O Sistema Divina Providência é uma rede que não tem o objetivo de ser a maior, mas, sim, de atender sempre mais e da melhor maneira possível aqueles que necessitam. O site é um canal por onde podemos apresentar nossos trabalhos e facilitar o acesso do nosso público ao trabalho realizado em nossas obras, programas e serviços
Sr. Jairo Azevedo
Tenho muito orgulho de participar do projeto Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, que considero o melhor projeto social do Brasil. É muito gratificante contribuir de forma efetiva para que milhares de adolescentes se tornem pessoas de bem, que tenham acesso à moradia, à educação de qualidade, alimentação, práticas esportivas e culturais, a uma formação profissional e à orientação moral e humana
Rubens Menin

Histórias de Sucesso

Conheça a história de alguns ex alunos da instituição.

Rangel Netto

Antes dos 14 anos o Rangel Netto tinha uma vida agitada nas ruas. Quando mudou para Ribeirão das Neves sua mãe colocou ele na Cidade dos Meninos juntamente com o irmão no regime de semi-internato. A princípio não gostou muito da ideia, porém foi a instituição que mudou seu destino.
Aqui ele percebeu uma qualidade que não tinha visto na rua, a inteligência. Na instituição ele aprendeu sua vocação, fez os primeiros cursos de informática, começou aprender lógica.
Depois de concluir o Ensino Médio conseguiu uma bolsa no ENEM e a tão sonhada faculdade. Hoje, ele se consolidou como programador em uma startup e está a quase um ano fazendo intercâmbio na Europa. Segundo ele, “todos os passos após a Cidade dos Meninos foram assertivos”, aponta. “A Cidade dos Meninos me ensinou a pensar, me mostraram o valor da fé, batizei, crismei e me formei cidadão”, reitera.
Segundo Rangel, quando voltar ao Brasil pretende ajudar a instituição, estender as mãos para aqueles que mesmo tendo pouco, mostraram a ele que poderia almejar tudo, desde que lutasse e prosperasse. Para finalizar,Rangel faz um alerta: “Quem está começando agora, não desista, vocês tem a oportunidade de ser um programador, músico, atleta ou quem sabe um administrador?”. “Muitas pessoas boas morrem nos guetos e favelas sonhando com um café da manhã que é servido na instituição, por isso, valorize a oportunidade. Pois, quando o jogo virar, seus pais dirão que sentem orgulho de vocês, e assim como eu, vocês terão orgulho de dizer que estudaram na Cidade dos Meninos”, enfatizou Rangel.

Adrielle Severiano

Atualmente mora nos Estados Unidos. Ela ficou como interna um ano, absorvendo conteúdo da instituição. O convívio com 15 mulheres não era muito fácil, mas tem muita vontade de reviver esses momentos. Em 2005 ela se tornou aluna do externato somente, ressalta que teve professores maravilhosos como Alessandra (Física), Cristiano (Química), Tácito (Matemática), Glauceones (Física), entre outros. Aqui ela descobriu que podia também fazer faculdade (segundo ela, sempre ouvia que faculdade era para rico). Através do aprendizado adquirido aqui, ganhou duas bolsas de estudo no PROUNI, na Newton Paiva e PUC. Formou em administração de empresas e pós graduou em gestão de pessoas. Atualmente mora nos EUA e está estudando inglês. Adrielle ressalta as oportunidades e os caminhos dados pela instituição. Principalmente as regras, disciplinas e lições. Adrielle reiterou que em breve volta para contribuir com outras pessoas, assim como contribuíram com ela.

Ficamos felizes que tenha aproveitado as oportunidades Adrielle e estamos acompanhando seu sucesso de longe, muita força nessa vida!

Nas fotos ela passeando no EUA e uma foto dela na Cidade dos Meninos no período de estudo com sua turma

Luanna Ferreira

Em 2004, ela iniciou sua vida aqui, fazendo curso de digitação na instituição. Ficou como externa, semi-interna e interna nessa ordem. Fez os cursos de horticultura, bijuteria, manutenção de micro, rede de computadores, operador de telemarketing, auxiliar de escritório, auxiliar administrativo e telefonista, em todos ela foi destaque.

Depois optou por ficar como externa para se dedicar ao ENEM. Conseguiu uma bolsa, mas precisava trabalhar para custear os gastos com a faculdade. Através da ex-funcionária da instituição Alaíde (in memorian) teve a oportunidade do primeiro emprego como Auxiliar de Secretaria, onde trabalhava durante o dia e a noite fazia o curso de Auxiliar de Administrativo. No curso conheceu Wellington, instrutor do curso e seu primo, que viria a ser seu marido.

Em 2010, ela iniciou o curso de Matemática na UNI-BH, aquela rotina de trabalhar e estudar nunca foi fácil, mas as portas foram se abrindo. Logo começou a lecionar matemática na instituição em tempo integral, atuando também como professora de reforço nesse período.

Entre idas e vindas, ela retornou em 2016 para lecionar no período da tarde. Nesse mesmo ano, ela se casou com Wellington, seu antigo instrutor na instituição, consolidando uma história de amor.

Esse ano a Luana continua sendo nossa professora e comemora 8 anos de profissão e uma relação estreita de 14 anos entre idas e vindas com a instituição. Gratidão é a palavra que ela gosta de repetir por todos que a ajudaram durante todo esse tempo! Parabéns Luana e que sua vida seja repleta de bençãos!

Centro administrativo

A equipe do CAD trabalha com muita dedicação e amor para cumprir a missão do Sistema Divina Providência.

Venha nos conhecer.

Jairo Azevedo - Presidente

Dolores Bertilla - Superintendente Geral

Fátima Pinheiro - Superintendente Administrativa Financeira

Cristina Almeida - Coordenadora de Comunicação e Marketing

Ermivea Paz - Coordenadora Recursos Humanos

Hiran Mdeiros - Coordenador Departamento Pessoal

Lilian Gualberto - Coordenadora de Documentação e Projetos

Kleber Alves - Coordenador de TI

Paulo Vicente - Coordenador de Infraestrutura

Sérgio Ramon - Coordenador de Compras

Rua dos Caetés, 741 – Centro – Belo Horizonte/ MG – CEP: 30.120-082